Home > Sem categoria > Porto Alegre terá novo shopping na Nilo

Porto Alegre terá novo shopping na Nilo

A zona Norte de Porto Alegre vai ganhar um novo centro comercial. Na semana passada, o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (Cmdua) aprovou, por 19 votos a favor e três abstenções, o estudo de viabilidade urbanística de um projeto de construção de um shopping center integrado com um hotel na avenida Nilo Peçanha, 2.061, no bairro Três Figueiras. O empreendimento pertence ao Grupo Isdra, controlador do Rua da Praia Shopping e da rede de hotéis Master.

O terreno onde serão executadas as obras, localizado próximo ao Colégio Anchieta, possui 8.246 metros quadrados de área. De acordo com Jorge Larré, relator do estudo no Cmdua, a empresa planeja construir, naquele espaço, um shopping center com 182 lojas, um supermercado e um hotel de 18 andares com 239 apartamentos, sendo cinco deles destinados para deficientes físicos. Também serão criadas 848 vagas de estacionamento. No total, a obra deverá chegar a 46 mil metros quadrados de área construída.

Conforme a Secretaria Municipal do Planejamento, o novo centro comercial implicará modificações na circulação e acessibilidade no entorno do local. O estudo apresentado ao Cmdua prevê uma série de medidas sugeridas pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) em nove vias localizadas próximo ao empreendimento: as avenidas Nilo Peçanha, Marechal Andréa e Teixeira Mendes, além das ruas Waldir Antônio Lopes, Thomas Gonzaga, Osório Tuiuti de Oliveira, José Antônio Aranha, João Caetano e Enio Andrade. Foram propostas a abertura de trechos de ruas, alteração do sentido de algumas vias, implantação e mudanças de sinalização, ajuste de traçado das vias nos cruzamentos para facilitar a movimentação de veículos, melhoria na pavimentação, entre outras.

A proposta de construir um empreendimento no local já é antiga. O primeiro processo foi entregue à prefeitura municipal ainda em 1986, quando o terreno pertencia à extinta construtora Guerino. Posteriormente, a propriedade passou para a construtora Encol. Em 1998, foi adquirido pelo Grupo Isdra, que em 2002 entrou com o projeto de construção para ser avaliado pela prefeitura municipal. De acordo com Jorge Larré, com a aprovação do estudo na semana passada, para a oficialização do projeto falta apenas a assinatura do prefeito municipal, José Fortunati.

Categories: Sem categoria
  1. No comments yet.
  1. No trackbacks yet.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: